02

MAR


Preto e branco: combinação clássica, mas sempre moderna para a decoração

Dicotomia em cores
Preto e branco: combinação clássica, mas sempre moderna para a decoração
É preciso atenção, contudo, para compor ambientes com as duas tonalidades, pois podem pesar nos espaços.
Verdade seja dita: preto e branco estão sempre em alta. E a combinação dessas duas tonalidades pode dar personalidade aos ambientes. Composição fortes como essas, no entanto, exigem cuidados para que os espaços não fiquem carregados.

O segredo, segundo a arquiteta Viviane Loyola, está na escolha dos móveis e na riqueza dos detalhes. “Procuramos sempre compor com objetos de decoração e tons que quebrem a monotonia do preto e branco. Outra solução é incluir vegetação no ambiente”, explica.

Mórbido? Que nada! Preto toma conta em ambientes sofisticados e descontraídos

Para a arquiteta Lisiê Tavares Pissetti, o contraste das cores gera uma atmosfera sofisticada no recinto, mas, se extrapolado, pode ficar cansativo. O ideal, portanto, é equilibrar as diferenças. E a combinação pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa, inclusive em banheiros, lavabos, quartos e áreas de serviço.
A aposta para o mobiliário grande, segundo Viviane, deve ser voltada para o branco, evitando assim que o ambiente fique carregado. “Quando usamos a mesa de jantar na cor preta, procuramos cadeira na cor clara e vice-versa. O ideal é priorizar a harmonia na composição”, salienta.
E em ambientes pequenos?
Espaços com metragens reduzidas também podem receber a clássica composição de cores. Um projeto luminotécnico bem planejado e o uso de espelhos são excelentes auxílios em propostas com essas características. “A combinação favorece a sensação de um ambiente maior e ainda destaca os adornos da decoração”, acrescenta Lisiê. Para quem prefere não arriscar, Rosana Risnei, especialista em tecidos e revestimentos da loja Decormade Living, aconselha abusar do branco e guardar o preto para os detalhes, como velas, taças e vasos.

“O primeiro passo para ter uma decoração irresistível em preto e branco é definir o que se quer. Um ambiente contemporâneo e minimalista pede linhas precisas de branco puro e preto total. Para o casual e chique, uma mistura descontraída de peças e padrões. Por último, o clássico e elegante, que pede detalhes e padrões mais requintados”, finaliza Lisiê.